Tuesday, October 11, 2011

Semana das Crianças fora das creches


Por Adilson Torres, o Sapão
Na Semana da Criança toda a atenção, carinho e discursos se voltam para as crianças. Temos o ambiente adequado, então, para que se adotem as providências necessárias para se resolver um grave problema na região: 24.178 crianças de zero a 5 anos de idade permanecem na longa fila de espera de creches.
E não é por falta de exemplos e de se saber como se resolve este gravíssimo problema, que afeta diretamente o dia-a-dia dos pais e mães que têm que trabalhar, além de se criar depósitos clandestinos de crianças. Das sete cidades, São Caetano figura como exceção - o município atende toda a demanda de Ensino Infantil.
A situação é tão preocupante que os municípios de Diadema, Santo André, São Bernardo, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra são alvo de ações civis públicas ou individuais do Ministério Público, que exige a criação de vagas para todas as crianças.
Ações necessárias mas insuficientes, no curto prazo, para resolver o drama dos pais que deveriam contar com o apoio da municipalidade para ter creche para seus filhos e filhas.
É a hora de aproveitarmos as reflexões que surgem na Semana da Criança e as vincularmos com a Semana das Eleições no próximo ano.
E toda vez que surpreendermos um político beijando uma criança vamos deixar bem claro que não terá nosso voto se não se comprometer, de verdade, pela geração de vagas nas creches municipais.
Porque o voto dos pais que são abandonados à própria sorte, juntamente com seus filhinhos e filhinhas, tem peso. E saberemos, com certeza, escolher melhor em quem votar, principalmente, porque seremos lembrados todos os dias, das dificuldades que enfrentamos para deixar nossos filhos em casas improvisadas, sem estímulo educacional, sem apoio de professores e pedagogos.

No comments:

Post a Comment