Thursday, January 12, 2012

Projetos ou bolhas de sabão?


Adilson Torres dos Santos, o Sapão

A cada ano que começa, a exemplo de 2012, muitos de nós estão com a alma até aqui de boas intenções. Os planos pipocam como os brindes e as gargalhadas. Mas correm o risco, e todos nós reconhecemos, de se transformarem em bolhas de sabão e se perderem antes mesmo da chegada do Carnaval.
Talvez uma boa idéia seja conversar com nossos familiares, os mais chegados e mais cheios de fé no nosso potencial, e dividir com eles e com elas nossos planos para o ano que começa.
É uma maneira de a gente avaliar se estamos sonhando ou se planejamos com os pés no chão. E se conseguirmos um mínimo de aprovação para nossos projetos, conquistaremos de tabela a cumplicidade das pessoas que são importantes para nós.
Um plano difícil de fazer mas muito fácil de colocar de pé é estimular a nós mesmos e a nossos filhos para conseguir uma boa educação no ano que começa. Se educar tem a ver com escola, professor, livros. Mas tem a ver, principalmente, com a determinação de aprender algo novo e que seja útil para nossas vidas.
Podemos fazer cursos on-line ou frequentar um curso de língua. Quem sabe aprender chinês ou espanhol? Podemos nos inscrever na biblioteca mais perto e tentar, a princípio, ler um livro por mês. Difícil? Então faça as contas comigo.
Se você ler dez páginas por dia, consumirá por volta de 30 minutos. Se repetir o hábito durante 5 dias por semana, depois das 52 semanas de 2012, terá lido 2.600 páginas. Ou o equivalente a dez livros de 260 páginas.
Viu? É fácil planejar. O difícil mesmo é se comprometer com o projeto e ter a disciplina para realizá-lo. É melhor assumir uma decisão e agir. Antes que sua vida se consuma em vários Natais e Fins de Ano e você seja levado pelo vento como uma bolha de sabão.

No comments:

Post a Comment