Wednesday, March 28, 2012

Dívida ou desespero?

Adilson Torres dos Santos, o Sapão, diretor tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá


Tem momentos em nossas vidas que parece que perdemos o rumo. Nos casos de doença grave ou de perda de um ente querido, só nos resta o conforto espiritual, pois temos a certeza que se trata de algo que só Deus pode resolver.
Mas existem outros momentos também tão desesperadores mas que depende apenas de a gente conhecer o caminho das pedras para evitar que o desespero tome conta de nossa vida.
Estou me referindo às situações em que perdemos o controle de nossas dívidas e temos que ter o sangue frio para achar, rapidamente, uma saída. Sem cometer atos desesperados ou comprometer nosso futuro.
Estou escrevendo esse texto porque fiquei sabendo de companheiros e companheiras que se endividaram a ponto de perder o controle. E no desespero abriram mão da estabilidade para zerar suas contas. O que acredito ser uma medida extrema que temos que, juntos, buscar uma saída.
Quando o trabalhador abre mão da própria estabilidade no emprego para acertar suas contas, está vendendo a certeza de curto prazo do seu futuro, que nos custou muito caro enquanto categoria profissional para conquistar e negociar. Seja a estabilidade por motivo de doença, por participar da Cipa ou por ocupar algum cargo de representação de seus companheiros e companheiras.
Por isso, resolvi tratar o assunto endividamento de frente e com a seguinte palavra de ordem: a dívida não pode nos levar a perder a cabeça e comprometer nosso futuro.
Vamos mobilizar os especialistas que o Sindicato tem acesso e promover cursos de educação financeira, no qual aprenderemos como renegociar, legalmente, nossas dívidas. Vamos aprender, na prática, com exemplos concretos, como criar uma reserva financeira que nos proteja e às nossas famílias. Vamos conquistar nossa liberdade financeira para não nos vermos, nunca mais, escravos de dívidas que só nos trazem angústia e desespero.

2 comments:

  1. Olá Adilson torres meu nome é Christian Cardoso de Souza eu trabalho na empresa marrera indústria mecânica eu queria saber como faço para deixar de ser sócio do sindicato porque vocês disponibilizam o curso de controle dimensional no período da manhã sendo que eu trabalho e não tem como eu fazer eu queria sabe se vocês podem me ajudar ou não fora que não tem só eu nessa empresa que precisa desse curso agradeço a atenção

    ReplyDelete
  2. Olá Adilson torres meu nome é Christian Cardoso de Souza eu trabalho na empresa marrera indústria mecânica eu queria saber como faço para deixar de ser sócio do sindicato porque vocês disponibilizam o curso de controle dimensional no período da manhã sendo que eu trabalho e não tem como eu fazer eu queria sabe se vocês podem me ajudar ou não fora que não tem só eu nessa empresa que precisa desse curso agradeço a atenção

    ReplyDelete